Pular para o conteúdo principal

História do município

Praça Vanderlino Vieira

O município foi criado com nome de Gameleira e território desmembrado do município de Xique-Xique, pelo Ato Estadual de 9 de Julho de 1890, sendo instalado em 9 de Dezembro de 1890. Pela Lei Estadual nº 2.017. de 2 de Agosto de 1927, o município recebeu o nome de Assuruá.

Foi extinto pelos Decretos Estaduais nº 7.455, de 23 de Junho de 1931 e nº 7.479, de 8 de Julho de 1931 e reanexado seu território ao município de Xique-Xique e Criaram na Vila de Assuruá uma Sub Prefeitura.

O município foi restaurado, com território desmembrado do município de Xique-Xique e sede em Santo Inácio, pelo Decreto Estadual nº 8.546, de 15 de Julho de 1933, sendo reinstalado em 9 de Agosto de 1933. Recebeu o nome de Santo Inácio do Assuruá pelo Decreto Lei Estadual nº 10.724, de 30 de Março de 1938, e o de Santo Inácio pelo Decreto Estadual nº 11.089, de 30 de Novembro de 1938. Sua sede foi mudada para a Vila de Gentio do Ouro pela Lei Estadual nº 628, de 30 de Dezembro de 1953, recebendo o município essa denominação.

Economia: Na pecuária destacam-se os rebanhos de equinos, bovinos, ovinos, caprinos,suínos e asininos. Conforme registro da JUCEB, possui 05 indústrias, 140º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 47 estabelecimentos comerciais, 266º posição dentre os municípios baianos.

No setor de bens minerais, é produtor de ouro, seu parque hoteleiro registra 60 leitos. No ano de 2001 o município registrou 2.227 consumidores de energia elétrica com um consumo de 1.545Mw/h.

Comentários

  1. No Pequeno Dicionário dos Municípios Baianos de Pedro Tomás Pedreira está escrito:
    Cidade, sede do Município de igual nome, elevada a essa categoria pelo Decreto estadual n. 10.724, de 20.03.1938. O distrito de "GENTIO DO OURO" foi criado pelo Decreto estadual n.9.375, no então município de "Assuruá".

    Obs. A sede do município de Irecê também foi elevada a categoria de cidade pelo mesmo decreto n. 10.724.

    ResponderExcluir
  2. Você tem a lista de todos os prefeitos e vice prefeitos de Gentio do Ouro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.