Pular para o conteúdo principal

Conheça Zaqueu Oliveira - primeiro portador de necessidades especiais da história de Gentio do Ouro a se lançar pré-candidato a vereador



Zaqueu Oliveira dos Santos, ou simplesmente Zaqueu para sua pequena legião de amigos, é filho de dona Francisca Dias de Oliveira (Chica) e de “seu” José Carlos Oliveira dos Santos (Zé Carlos).
Nasceu a 24 anos na cidade de Gentio do Ouro, onde sempre residiu e de onde nunca saiu por grandes períodos.  Estudou no antigo CEMGO (Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro), atualmente CEMEPB (Centro Educacional Municipal Edmundo Pereira Bastos), tendo concluído o Ensino Médio em 2012.
Zaqueu nasceu portando necessidades especiais que lhe causam graves limitações dos movimentos de suas pernas, o impedindo inclusive de se locomover sem auxílio. Mas isso nunca foi obstáculo que o fizesse deixar de lutar pelos seus sonhos e de conquistá-los. Ia à escola carregado por amigos e/ou familiares, ou puxado em um velocípede. Porém ainda assim, concluiu o ensino médio no tempo normal.
A capacidade de andar que lhe falta foi parcialmente suprida, há cerca de três anos, por uma importante conquista: um quadriciclo dado pelo seu pai, comprado com dinheiro conseguido no garimpo. Se Zaqueu já era engajado nos movimentos sociais antes de possuir seu veículo de quatro rodas, depois dele então, não existiram mais fronteiras. E, atualmente, quem não conhece Zaqueu “rodando” para um lado e para outro, nas ruas de Gentio do Ouro, em sua “motinha vermelha”?  Zaqueu é aquele clássico exemplo de ser humano a ser imitado. Sempre bem humorado, de nada reclama e tem sempre um sorriso cativante no rosto. É um defensor das coisas que acredita e de alternativas para a juventude.
Para os amigos com quem tivemos contato, se existe um adjetivo que pode melhor definir o jovem Zaqueu, certamente, essa palavra é GUERREIRO. E é esse jovem, guerreiro e ousado, que o Blog Conexão Gentio do Ouro entrevista a partir de agora:
Conexão Gentio do Ouro | O que você acrescentaria à sua definição que fizemos acima?
Zaqueu Oliveira | Primeiramente eu agradeço a Deus pela minha vida e depois aos envolvidos nessa entrevista pela oportunidade de falar aqui um pouco sobre mim, para que as pessoas que ainda não me conhecem, possam me conhecer melhor. 
Como me definir? É interessante fazer uma descrição sobre mim, menino portador de necessidade especial, mas que não se vê como um deficiente. Nunca me senti deficiente.

Guerreiro (como as pessoas dizem) sou sim, onde as limitações nunca me foram obstáculos. Defino-me como uma pessoa normal, alegre, humilde, cheio de vida, engajado no meio da sociedade, onde já fiz de tudo (de bom, é claro). Tive uma infância e adolescência normais e até hoje vivo assim, sempre sorridente. Onde minha “deficiência”, ou melhor, condição especial, nunca foi obstáculo para correr atrás do que sempre quis e dos meus sonhos. Sempre rodeado por familiares e amigos - pessoas de bem - que sempre me ajudaram a conviver no meio da sociedade, como uma pessoa igual às outras.

Conexão Gentio do Ouro | Em algum momento da sua vida você já sentiu-se menos capaz por conta das suas limitações físicas? Você já sofreu algum tipo de preconceito, bullyng ou algo parecido?
Zaqueu Oliveira | Bem, a vida da gente é uma caixinha de surpresas, onde passamos por momentos bons e ruins. Talvez eu possa ter sentido isso alguma vez, mas isso nunca foi motivo para me abater e achar que eu não sou ou seria capaz de ir onde quero, fazer o que eu quero, correr atrás de meus sonhos e objetivos.
Agradeço a minha família por nunca ter me prendido em casa por conta da necessidade especial que possuo. Sabemos que muitas famílias prendem seus filhos em condições semelhantes à minha, por medo que algo de ruim possa lhes acontecer e machucá-los. Agradeço também meus amigos por sempre estarem comigo, literalmente me carregando pra um lado e pra outro.  Agradeço meu pai por ter me dado a “motinha vermelha”, como muitos a chamam. [risos]
Sobre o bullying ou algo parecido, acredito que sempre tem um ou outro que fala alguma coisinha, olha atravessado etc. Talvez possa já ter sofrido algo assim, mas são coisas com as quais não devemos nos importar, porque a deficiência não existe em nós [portadores de necessidades especiais] e sim naqueles que fazem esse tipo de coisa [nos olham com preconceito].
Conexão Gentio do Ouro | O que lhe motivou a se lançar pré-candidato a vereador no município de Gentio do Ouro?
Zaqueu Oliveira | Bom, antes mesmo que eu pudesse me motivar, são as pessoas me motivam, conversam comigo, me perguntando porque eu não tento ser um futuro candidato a vereador etc. Dizendo que seria ótimo, que Gentio do Ouro precisa de pessoas como eu, de pessoas jovens, inteligentes, humildes e bem com todos. Daí, devido muitas pessoas chegarem até mim falando a mesma coisa, meu nome cresceu como pré-candidato e, diante todos os acontecimentos que vêm se dando em nosso município, vendo as necessidade e vendo coisas que me motivam a ser um o pré-candidato, estou seguindo em frente.
Porém hoje, o que mais me motiva é querer ajudar a nosso município e a nossos munícipes. É querer ver pessoas com necessidades especiais mais incluídas em meio à sociedade, com mais respeito, igualdade, com projetos que possam incluir e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas; é querer criar e ver dar certo projetos voltados para nossa juventude praticar mais esportes, ter mais acesso à cultura, mais lazer, aprendendo coisas novas que possam ser úteis futuramente em suas vidas. É também ver tantas reclamações contra o poder público sem solução, é ver nossos jovens esquecidos, é a vontade de me unir ás pessoas na briga para garantir o que é seu por direito, o que está na lei.
Me motiva o fato de saber que quem está lá [na Câmara] poderia elaborar projetos em relação a essas situações, poderia olhar mais para nosso povo, para nosso município e não só para seu próprio umbigo. E eu sinto que poderei fazer diferente.
Ajudar só com um carrada de areia, ou de brita ou um simples remédio não é suficiente.

Nosso povo precisa de pessoas que o defenda, que façam projetos, que ajudem há melhorar cada dia mais a nossa qualidade de vida. Nossos munícipes precisam de pessoas que andem junto com eles, não só agora em época de eleição, mas a todo momento: antes, agora e depois.

Enfim, o que me motiva é querer ver um município de Gentio do Ouro melhor.

Quero estar junto com a sociedade nessa luta por dias melhores. Quero, como vereador, ser parte dessa luta na Câmara de Vereadores, se assim o povo quiser e Deus permitir.

Sonho em ver nosso povo vivendo com mais igualdade e com oportunidades iguais para todos. Por isso sou pré-candidato a vereador.
Conexão Gentio do Ouro | O que lhe credencia para se lançar como pré-candidato a vereador?
Zaqueu Oliveira | Acho o que me credencia seja minha humildade, meu caráter, o respeito que sempre dediquei às pessoas, minha esperança de ver um futuro melhor para todos, onde haja mais igualdade. Todos me conhecem bem, todos sempre me vêm em movimento com os jovens, ajudando aqui e ali com o que posso, em projetos sociais etc. E acredito que muitos me apoiam por eu ser uma pessoa verdadeira, que com minha inteligência, garra e vontade tenho sempre feito o possível para ajudar o próximo.
Conexão Gentio do Ouro | Caso eleito, pelo que pretende lutar na Câmara de Vereadores de Gentio do Ouro?
Zaqueu Oliveira | Pelo povo, trabalhar sempre correto, fazer projetos baseados nas necessidades do município e dos munícipes, trabalhar junto à juventude, junto às pessoas com necessidades especiais e seus familiares, junto àqueles que lutam pelo bem do nosso município (sede, distritos e povoados), que lutam pelo que é seu por direito, pela melhoria na saúde, na educação, na segurança pública. Enfim, lutar sempre por um Gentio do Ouro melhor.
Conexão Gentio do Ouro | Caso seja eleito, você escolherá um lado para se aliar (oposição ou situação), ou se manterá neutro?
Zaqueu Oliveira | Creio que daqui até lá ainda tem muito tempo e um longo caminho a ser percorrido, mas analisarei as propostas para nosso município, os planos de governo de cada lado e tranquilizo àqueles que por acaso tenha a intenção de votar em mim lhes dizendo o seguinte: Podem ter certeza, firmo aqui este compromisso: Nunca irei me aliar a um lado que não defenda o melhor para nosso município, para nosso povo e nunca votarei em projetos que prejudiquem ou não tenham o apoio da população.
Conexão Gentio do Ouro | Deixe sua mensagem ao povo de Gentio do Ouro, sobretudo à população mais jovem.
Zaqueu Oliveira | Eu sempre busquei uma saída, uma alternativa para meus amigos, especialmente aqueles que eu sempre vejo nos bares da vida, ou com outros vícios.
Eu nunca me importei em dar a cara a tapa para defender o que acho certo e justo. Eu sempre desejei mudar o que não está certo. É triste ver o futuro do meu município (muitos dos nossos jovens) indo por água a baixo, ou mais, virando água que pássaro não bebe, ao ver nossos jovens se perdendo em vícios. E pior, ver muitos deles vivendo sem saída, sem esperança que um dia uma oportunidade aparecerá, sem perspectiva de futuro. Minha idéia é ser a ponta de um iceberg que vai trazer os jovens para política.
É importante que saibamos o poder que temos quando unidos e organizados. Não dá mais pra ver o nosso município preso em uma década passada, por pensadores antiquados. Isso é terrível. Eu não quero viver um século atrás, eu quero acompanhar o mundo, eu quero ver todos nós acompanhando o mundo juntos.
E aos jovens eu digo: Nunca percam a esperança. Há sempre uma alternativa. Nunca podemos parar de acreditar num futuro melhor. E é por isso que me lanço pré-candidato.
Nosso país passa por transformações importantes. É hora de transformar nosso município também, a começar pela renovação da Câmara de Vereadores.
Eu sou só Zaqueu Oliveira, grande é a força que os nossos jovens podem ter.
 “...a deficiência não existe em nós e sim naqueles que nos olham com preconceito.”
E que Deus nos abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg