Pular para o conteúdo principal

Captação ilícita de voto e suas consequências negativas


O resultado de uma pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que a compra e venda de votos ainda é uma realidade no Brasil. O voto vendido acarreta graves consequências na vida de toda uma população vez que interfere negativamente no resultado das urnas.


Aqueles que se elegem com essa prática ilegal governam com a nítida obrigação de favorecer aos financiadores e seus familiares. Por conta dessa prática ilegal o povo acaba pagando um alto preço com a falta de recursos na educação, na saúde dentre outros.

Aos que vedem seu voto deve ser atribuído uma parcela de culpa pela falta de recursos nas áreas citadas e o injusto sofrimento enfrentado por significativa parcela da população.

Comprar voto é crime e pode levar à cassação do registro ou do diploma do candidato. Aqueles que são contra essa prática ilegal portam uma arma importantíssima no combate a corrupção vez que nessa era digital, com um simples celular, é possível fazer flagrantes através de vídeos, áudios e fotos os quais circulam a uma velocidade assustadora nas redes sociais.

Para a configuração da ilicitude, e consequentemente punir aquele que pratica dessa ilegalidade, basta o aliciamento de um único voto, o que fere a liberdade de escolha do eleitor.

A Lei Geral das Eleições descreve que constitui captação ilegal de votos se o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição sob pena de multa e cassação do registro ou do diploma.

É de conhecimento de todos que os políticos em ano de eleições viram verdadeiros santos, em seus discursos prometem e dizem que sempre lutou e continuará lutando pelos interesses do povo. Todavia, ao terminar o período eleitoral esquece facilmente do eleitorado e retornam aos seus rentáveis negócios.

Aos cidadãos de bem incumbe zelar pela moralidade da política, se abstendo das práticas ilegais, não vendendo seu voto, pois isso traz consequências negativas ao povo, sobretudo aos mais necessitados.


Por: Gilvânio Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

CANTOR FABIANO DA DUPLA SERTANEJA CEZAR MENOTTI E FABIANO VISITA GENTIO DO OURO:

Neste domingo (02/06), a cidade de Gentio do Ouro recebeu pela primeira vez a visita honrosa do cantor sertanejo de renome nacional Fabiano Menotti da dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano. Como não poderia deixar de ser, o cantor foi recepcionado com muita festa pelos moradores locais. Parte da infância, o cantor Fabiano Menotti morou na cidade de Gentio do Ouro. Atraído pela mineração, o ex-garimpeiro Toninho do Ouro, pai do cantor, instalou-se no município, desde então, Fabiano Menotti mantém uma sólida amizade com o casal Edmundo e Mônica Bastos. Por: Romeu Júnior