Pular para o conteúdo principal

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO
EPAMINONDAS ROCHA

A política de Gentio do Ouro vem ganhando força e ao mesmo tempo fazendo história, a cada dia, novos fatos vêm acontecendo, fatos esses que ficam registrados na mente das pessoas, histórias boas e ruins, mas que de certa forma serve para o próprio desenvolvimento político e cultural do município.

EDMUNDO PEREIRA BASTOS
Pensando nisso, o Conexão Gentio do Ouro, buscou informações sobre os prefeitos que já administraram o município e com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da nossa cidade e que devem ser sempre lembrados.

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 22 prefeitos, o primeiro foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líderes políticos.
     
Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor da Bahia, o Coronel Reginaldo foi destituído com os decretos que suprimiram o Município de Gameleira do Assuruá. Presume-se que a supressão se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Alves Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.


Renovato Alves Barreto, foi chefe político de Santo Inácio, depois de Gentio do Ouro, foi Intendente (Prefeito) Municipal de Santo Inácio hoje município de Gentio do Ouro. Foi também uma das figuras mais importantes de nossa região.

IVONILTON VIEIRA
JOSÉ HENRIQUE 
Foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza.

Em 1941 sucedeu Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupado pelo estático Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva.

Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz e Ivonilton Vieira dos Santos (atual).

Epaminondas Rocha foi também Deputado Estadual, na verdade um dos vultos mais importantes da nossa região.

Fonte: luizdemaroca.blogspot.com.br
Adaptação: Romeu Júnior

Comentários

  1. José Henrique foi o prefeito q entregou a prefeitura a ivonilton e logo depois ivonilton jogou os pés nele. Uma grande covardiaa com um cara lutador e humilde como jose Henrique.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.