Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA OS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA E O PANORAMA DE COLIGAÇÕES

CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE CADA UM DELES



O Conexão Gentio do Ouro traz a lista de quem são eles e apresenta um pouco de cada trajetória. Confira abaixo a relação, que está em ordem alfabética.

LÍDICE DA MATA
Candidata a governadora: Lídice da Mata (PSB)
Vice-governador: Eduardo Vasconcelos (PSB)

Candidata a senadora: Eliana Calmon (PSB)

Coligação: Um novo caminho para a Bahia (PSB e PSL, PPL)





Informações sobre os candidatos:

A economista Lídice da Mata concorre pela segunda vez ao Governo da Bahia - a primeira vez foi em 1990. Lídice iniciou sua carreira política em 1982, como vereadora da capital baiana, e em 1986 elegeu-se deputada federal. Venceu as eleições municipais de 1992, tornando-se a primeira e única prefeita da história de Salvador. Em 1998, dois anos após deixar a prefeitura, foi eleita deputada estadual e reeleita em 2002. Em 2006, voltou ao Congresso como deputada federal e, quatro anos depois, eleita a primeira senadora baiana.



MARCOS MENDES
Candidato a governador: Marcos Mendes (PSOL)
Vice-governador: Ronaldo Santos (PSOL)

Candidato a senador: Hamilton Assis (PSOL)

Coligação: PSOL




Informações sobre os candidatos:
Presidente do PSOL na Bahia, Marcos Mendes é geólogo de formação. Iniciou a vida política militando no movimento estudantil e concorreu ao primeiro cargo eletivo em 2006, como deputado federal. Em 2008, foi candidato a vereador em Salvador; em 2010, disputou o cargo de governador e, em 2012, concorreu novamente como vereador.


PAULO SOUTO
Candidato a governador: Paulo Souto (DEM)

Vice-governador: Joaci Góes (PSDB)

Candidato a senador: Geddel Vieira Lima (PMDB)

Coligação: Unidos pela Bahia (DEM, PRB, PV, PTC, PSC, PMDB, PR, PSDB, PTN, Solidariedade, PROS, PHS, PPS, PRP, PSDC, PTdoB)


Informações sobre os candidatos:
Graduado em Geologia, Paulo Souto iniciou a carreira política nas eleições estaduais de 1990, como vice-governador de Antônio Carlos Magalhães. Foi eleito governador da Bahia em 1994 e senador em 1998. Quatro anos depois, venceu novamente as eleições para governador da Bahia. Em 2007, após segundo mandato como gestor do Estado, se tornou o presidente do DEM na Bahia.


RENATA MALLET
Candidata a governadora: Renata Mallet (PSTU)

Vice-governador: Carlos Nascimento (PSTU)

Coligação: PSTU





Informações sobre os candidatos:
Graduada em em Fonoaudiologia e mestra em Saúde Coletiva, Renata Mallet atualmente é bancária, mas já atuou como professora universitária. Iniciou trajetória política no movimento estudantil da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e posteriormente atuou em forças sindicais.


ROGÉRIO DA LUZ
Candidato a governador: Rogério Tadeu Da Luz (PRTB)

Vice-governador: Neto (PRTB)

Candidato a senador: Idalba Marins (PEN)

Coligação: Por uma Bahia Livre e Justa (PRTB e PEN)



Informações sobre os candidatos:
Presidente do PRTB na Bahia, Rogério Da Luz é analista de sistemas e concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002, nas eleições para governador da Bahia. Em 2004 e 2012, disputou as eleições para a Prefeitura de Salvador.


RUI COSTA

Candidato a governador: Rui Costa (PT)

Vice-governador: João Leão (PP)

Candidato a senador: Otto alencar (PSD)

Coligação: Pra Bahia Mudar Mais (PT, PP, PSD, PR, PCdoB, PDT, PTB)



Informações sobre os candidatos:
Formado em Economia, Rui Costa iniciou a vida política atuando em sindicatos ainda na década de 1980. Foi eleito vereador de Salvador em 2000 e reeleito em 2004. Se candidatou a deputado federal em 2006, e se elegeu para o cargo nas eleições de 2010.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg