Pular para o conteúdo principal

Novo prefeito de Xique-Xique promete governar com democracia:


“As secretarias e demais órgãos municipais serão comandados por profissionais capacitados, tendo-se a competência técnica como principal determinante para o preenchimento destes cargos”

Em entrevista exclusiva ao Pagina Revista, Ricardo Bessa Magalhães, 36 anos de idade, eleito prefeito de Xique-Xique com 13.425 votos promete fazer um governo sem perseguições, com transparência e participação pública. Quando perguntado se em seu governo seria um homem de ação, ou de promessas fáceis, respondeu se dizendo ser responsável e cumpridor de seus compromissos.

Veja entrevista completa:

Jornal Pagina Revista – Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, o sr. é o novo prefeito de Xique-Xique, eleito com 13.425 votos, contra 11.816 votos do seu adversário político Renan Braga. O que significa essa vitória para o novo gestor do Município?

Resposta – É uma grande vitória, sim. E para mim, significa principalmente, a oportunidade de prestar a minha colaboração pessoal para o desenvolvimento do Município e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A oportunidade de juntos, construirmos uma nova história para Xique-Xique! 

Pagina Revista – A organização de sua campanha e coligação já tem um plano de Governo para administrar Xique-Xique? Se tiver, será distribuído para a população?

Resposta - Temos, é claro! É um Programa de Governo elaborado em conjunto com a comunidade, para contemplar as principais necessidades do Município. Este Programa já foi distribuído, mas vamos providenciar uma nova distribuição para que todos possam conhecer o nosso Programa e colaborar para juntos construirmos uma nova história em Xique-Xique!  

Pagina Revista – Dr. Ricardo, o sr. conhece ou já leu o PDU (Plano Diretor Urbano) de Xique-Xique? 
Resposta – Lógico que sim! O PDDU, ou Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, é um instrumento importante não só para o desenvolvimento, mas também para a qualidade de vida; tão importante, aliás, que deve ser amplamente debatido com toda a comunidade para que sejam tomadas as decisões corretas.  

Pagina Revista – No PDU constam as revitalizações do Cais, da Praça Presidente Vargas e da Rua Benjamin Constante. O sr. tem plano de colocar em prática tais indicações?

Resposta – Com muito trabalho e a ajuda de Deus, pretendemos realizar as obras necessárias, de acordo com a realidade e as prioridades do Município, que serão definidas depois de ouvida a população. Vamos fazer uma administração democrática, com a participação da sociedade. 

Pagina Revista – Constam ainda, no PDU, a revitalização da Lagoa de Contenção de Águas Pluviais, e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto. O sr. tem planos de executar ou iniciar essas importantes obras?

Resposta – Como eu já disse, pretendemos executar diversas obras, com recursos próprios e através de parcerias com os governos estaduais e federais; as prioridades serão definidas de acordo com as necessidades da população de Xique-Xique.   

Pagina Revista – O prefeito da cidade de Newark (EUA) Cory Booker, conseguiu criar 4.000 empregos para os moradores de sua cidade, qualificando-os em áreas diversas. O sr. tem algum plano de qualificação ou aperfeiçoamento para os xiquexiquenses, visando empregá-los em  projetos como Baixio de Irecê, qualificando a mão de obra para que os melhores empregos sejam preenchidos pelos munícipes? 

Resposta – Pretendemos implantar, sim, cursos profissionalizantes voltados não apenas para o Baixio de Irecê, mas para toda a demanda regional, para que nossos trabalhadores, especialmente os nossos jovens, tenham oportunidades no mercado.  

Pagina Revista – Os Secretários Municipais são de fundamental importância para a administração e o desenvolvimento do Município. Qual será o seu critério de escolha? Político ou técnico? Todos os seus antecessores usaram predominantemente o critério politico. O novo prefeito vai segui-los, ou pretende inovar?
Resposta - O item 03 do nosso Programa de Governo diz: “As secretarias e demais órgãos municipais serão comandados por profissionais capacitados, tendo-se a competência técnica como principal determinante para o preenchimento destes cargos”. A competência dos servidores é fundamental para o sucesso de uma administração.

Pagina Revista – As duas principais funções de um vereador são a fiscalização e a apresentação de projetos para o desenvolvimento de um município. O que o Dr. Ricardo fará para que essas funções sejam realmente exercidas?
Resposta – Este assunto também está mencionado no nosso Programa de Governo que diz no seu item 10, que iremos “Governar Xique-Xique acima dos interesses partidários, priorizando os interesses da população, buscando a integração junto ao Legislativo, ao Judiciário e aos diversos setores da sociedade, combatendo ferozmente a política assistencialista, em respeito à soberania do povo”. Vamos buscar a integração entre os três poderes, fortalecendo a democracia.

Pagina Revista – Sabe-se que a Educação Pública no Brasil está cada vez mais decadente. Quais são os seus projetos para a melhoria da qualidade da educação bem como a qualificação dos seus técnicos?
Resposta – A Educação é um assunto tão importante, que ganhou um capítulo especial em nosso Programa de Governo, do qual cito agora apenas o item 47: “Melhorar a Educação Municipal, garantindo vagas a todas as crianças e adolescentes de Xique-Xique, com melhoria da merenda e do transporte escolar, promovendo a formação continuada dos profissionais da Educação, através de incentivo administrativo e financeiro para a formação de educadores”. Temos todo um leque de projetos para a Educação (com “E” maiúsculo) em Xique-Xique.

Pagina Revista – A população tem reclamado muito em relação ao trabalho da recolocação do calçamento nas ruas onde foi iniciada - e abandonada pela EGC - a rede de esgoto. O sr. está ciente destes problemas e de como pretende saná-los? 
Resposta – Estou ciente e repito: vamos realizar as obras necessárias, de acordo com a realidade e as prioridades do Município, definidas depois de ouvida a população. Pode apostar que os problemas serão sanados.

Pagina Revista – Um problema crônico na região e no Município é a falta de emprego e renda. Qual será a sua ação nessa área para minimizar ou acabar com esse problema?
Resposta - Quando você promove o desenvolvimento, empregos são automaticamente gerados; assim aconteceu nos governos do presidente Lula e deverá acontecer aqui em Xique-Xique.  Temos diversas alternativas para gerar empregos e renda que, como você disse, estão realmente entre as maiores carências do Município.

Pagina Revista – Xique-Xique tem mais de 250 km de margem de rio, e quase 60 ilhas fluviais; o Município está constantemente importando frutas e verduras de outras regiões. Qual a sua proposta para transformar o Município de importador em exportador de frutas e verduras, ou torná-lo autossuficiente em produtos agrícolas? O sr. tem planos de criar uma secretaria da agricultura?

Resposta – A agropecuária é, realmente, uma vocação natural do Município, diante da nossa privilegiada situação geográfica, e pode se transformar em grande fonte de empregos e renda para a população. Atentos a este fato, temos um capítulo inteiro do nosso Programa de Governo dedicado a esta atividade econômica. Vamos incentivar muito a agropecuária em Xique-Xique!

Pagina Revista – Xique-Xique tem potencial para o turismo (Rio São Francisco, dunas, passeios ecológicos, Chapada Diamantina, PAPP (Parque Aquático) etc.). O turismo é chamado de a “Indústria sem Chaminé”. Qual é a sua visão sobre o turismo como gerador de emprego e renda para o Município? O sr. considera viável ou não? O novo prefeito trabalhará com o propósito de alavancar a Indústria sem Chaminé na região?

Resposta – A indústria do turismo é uma das atividades que mais geram empregos em todo o mundo e não podemos desprezar o potencial de Xique-Xique, especialmente no que se refere ao turismo ecológico e de lazer. Vamos alavancar o turismo, sim; atentos, porém à preservação do meio ambiente, que é essencial ao desenvolvimento sustentável e à própria vida.

Pagina Revista – Já está provado que o Esporte é um fator decisivo para afastar os jovens das drogas e do álcool. Qual é a sua opinião sobre essa afirmação? O sr. tem algum plano para transformar a cidade em um celeiro de atletas, ou de criar uma secretaria do esporte e da juventude?  

Resposta – A juventude representa o futuro; a falta de opções para a juventude é, a nosso ver, uma das maiores carências de Xique-Xique e faz com que os nossos jovens abandonem a nossa terra. Teremos uma série de políticas públicas especiais para os jovens, no que se refere à educação, esporte, cultura, trabalho e lazer. Vamos construir uma nova história para a juventude de Xique-Xique!  

Pagina Revista – Quais características marcarão a sua administração? Como gestor, o sr. será um homem de ação, ou de promessas fáceis? 

Resposta – Até por temperamento, eu não sou um homem de promessas fáceis; sou muito responsável e faço questão de cumprir todos os compromissos que assumo. Esta grande vitória e a confiança de nossa gente aumentam ainda mais a nossa responsabilidade. Vamos trabalhar muito, sim; e vamos construir uma nova história para Xique-Xique.

Pagina Revista – Suas considerações finais. 

Quero agradecer a confiança da população e garantir que vamos governar para todos em Xique-Xique, sem perseguições nem favorecimentos, independentemente de ideologia ou partido político. Quero convidar todas as pessoas que amam nossa terra, para participar do nosso trabalho. A união faz a força; unidos vamos fazer Xique-Xique melhor, para nossa gente viver melhor!

Fonte: Jornal Pagina Revista – www.paginarevista.com.br

Comentários

  1. Paulo Rodrigues dos Santos(paulorod986@yahoo.com14 outubro, 2012

    Senti firmeza nas palavras do novo prefeito!
    Espero mesmo que ele mude historicamente Xique-Xique, porque essa populaçao sofrida merece.
    Xique-Xique, prescisa muito e urgente de um saneamento básico, onde já se viu uma cidade desse porte ainda nao ter um tratamento de esgoto adequado para sua populaçao, e que é mais curioso é que a populaçao paga por isso e nao recebe.
    Muito obrigado pelo espasso, e espero ouvir noticias boas de Xique-Xique.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg